quarta-feira, 9 de maio de 2012

AMADEU AMARAL (1875 – 1929)


Estreou muito cedo na carreira jornalista, colaborando assiduamente em vários órgãos da Imprensa nacional, desde o Comércio de São Paulo, como redator chete, ao O Estado de São Paulo, onde emprestou mais ativamente, durante 20 anos, os fulgores da sua inteligência. A sua transição literária fixou-se no neoparnasianismo, constituindo-se em pouco tempo um dos seus mais lídimos representantes. Estudioso e grande conhecedor da língua portuguesa e da dialetação brasileira, revelou-se estilista tino e sóbrio. Eleito em 1919 membro da Academia Brasileira de Letras em substituição a Olavo Billac, ocupou a cadeira n.° 6, fundada por Teixeira de Melo e patrocinada por Casimiro de Abreu. Pertenceu também à Academia Paulista de Letras, como sócio fundador da cadeira nº 33, sob o patrocínio de Teótilo Dias. Entre suas muitas obras, encontram-se Urzes (1899), seu primeiro livro de versos: Névoas (1910), versos, Espumas (1917), versos. Letras Floridas, crónicas e ensaio, A Pulseira de Ferro (1921), Dialeto Caipira, filologia, e um Soneto fie Bilac (1920), A Poesia da Viola (1921), Lâmpada Antiga, versos, e Elogio da Mediocridade (1924), Memorial de um Passageiro de Bonde, novela, e as conferências sobre Dante, Luís de Camões e Raimundo Correia. Cultuou a poesia com o mesmo brilhantismo de expressão que lhe era peculiar, adaptando-se também a quase todos os ramos da literatura.






VOZ ÍNTIMA


Fecha-te, sofredor, na alva túnica ondeante
Dos sonhos!  E caminha, e prossegue, embebido,
Muito embora, na dor de um fiei celebrante
De um estranho ritual desdenhado e esquecido!

Deixa ressoar em torno o bárbaro alarido,
Deixa que voe o pó da terra em torno... Adiante!
Vai tu só, calmo e bom, calmo e triste, envolvido
Nessa túnica ideal de sonhos, alvejante.

Sê, nesta escuridão do mundo, o paradigma
De um desolado espectro, uma sombra, um enigma,
Perpassando sem ruído a caminho do Além.

E só deixes na terra uma reminiscência:
A de alguém que assistiu à luta da existência,
Triste e só, sem fazer nenhum mal a ninguém.
                  

***




SONETO


Eu tenho sido para muito amigo,
Qual velho rancho, à beira de uma estrada,
Onde busca o viandante, à noite, abrigo,
E de onde parte pela madrugada.

Parte. O sol o protege. A caminhada
É suave. Nem mais sombra de perigo.
Canta, e nem olha para trás. E nada
Leva das horas, que passou comigo.

Mas que há de se levar de um pouso aberto?
Ei-lo que se escancara no deserto:
Entra-se; faz-se fogo; arma-se o ninho;

E lá se deixa, quando a noite passa,
Um bocado de cinza e de fumaça,
Dentro do rancho à beira do caminho.


***



CREPÚSCULO SERTANEJO


Cai a noite. Um rubor fulge atrás da colina,
cuja sombra se alonga a pouco e pouco, enorme.
A velha árvore, além, verde nuvem, se inclina
para o chão, balançando o vulto desconforme.

É uma nota profunda a vibrar na surdina
das cores e da luz, no amplo vale que dorme.
No silêncio feral, que é uma vaga neblina
de sons, passa-lhe a voz como um borrão informe.

Sob a copa uma forma em cinza se desmancha.
Um boi cansado busca a figueira cansada;
muge, e deita-se, em paz, numa violácea alfombra.

Muge. A fronde e o animal fazem uma só mancha;
o mugido e o rumor da fronde, a mesma zoada.
Manchas de som... Zoadas de cor... Silêncio. Sombra. 







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