quinta-feira, 20 de setembro de 2012

HELENA ORTIZ (1947 - )



Gaúcha radicada no Rio de Janeiro, é uma das autoras mais ativas da cena poética carioca. Além de editar o jornal Panorama da Palavra, organiza diversos encontros literários pela cidade. Fundadora da Editora da Palavra, selo voltado para a poesia, é autora de quatro livros: Pedaço de Mim (1995), Azul e sem Sapatos (1997), Margaridas (1997) e Em Par (2001). Os poemas abaixo integram o livro Sol sobre o Dilúvio.



fraternal


três machos sem direito a cópula
cagam três vezes ao dia
num cativeiro moderno

recolha-se a merda
banho e ração
Ralph, Mateus e Subcomandante
pastores pastoreando passarinhos
ó como eu gosto de animais

três machos sem direito a cópula
ouvem o canto da sereia
no quintal de seu monastério

atacam-se decepando orelhas
mordem saco lombo jugular
em meio a latidos vão fazendo
vermelha a arena do combate

agora aí estão lambendo-se
lambendo-se as feridas como irmãos

 ***

despedida
 

pratos e lençóis o dia
acossado e atento
meu corpo inaugurado
meu desejo
um sangue branco
de pudor e medo

a mãe de costas
o cachorro alerta
um zumbido tonto
de terror e ânsia
a torneira aberta
disfarçando o rito

um dia não voltaste
a mãe veio vazia
perguntei
mataste?
não respondeu
nem eu queria

vesti o que tinha
o resto numa trouxa
o tempo em que fizeste
ouvidos moucos
rígida e fria
eu te matava aos poucos
 
 ***


seita


sobretudo amarelo
encarnado súbito
sólido círculo
solo de solidão
sobranceira
cimo do céu do oceano

fosforesce astro sagaz
maravilha máxima
magno soberano
sumo poder suntuoso
situado em
sólio supremo
antes depois:

                Habemus Sol!

Um comentário:

  1. Excelente. Vou ver se é possível trazê-la para a Bahia para bater um papo conosco.
    Parabéns, Silvério, por esses achados.
    Aurélio Schommer

    ResponderExcluir