segunda-feira, 29 de agosto de 2016

ALCENOR CANDEIRA FILHO (1947 - )

Alcenor Rodrigues Candeira Filho é poeta, advogado, professor universitário, ensaísta e crítico literário. Membro das Academias Parnaibana e Piauiense de Letras. Fez parte da diretoria da Academia Parnaibana de Letras. Entre suas obras, destacam-se: Sombras entre Ruínas, Rosas e Pedras, A Insônia da Cidade, Antologia Poética, Teoria do Texto e Outros Poemas









SOS


   sempre
   sós
   como ondas:
ontem hoje após.

   sempre
   sós
   somos:
eu e tu e vós...

quanto
   sobra
   são
   sombras
em torno de nós.

   sombras,
   só,
   quando
   e onde:
SÓS! SÓS! SÓS! SÓS!

   somos
   só
   nós
   sonhos
enquanto não pós.



***

SOMBRAS ENTRE RUÍNAS


Sombras e mais sombras
de sombrios olhares
num mundo de ruínas
andam lentamente.

Estão sempre mudas
tristes e cansadas.
E nem sonham mais
com um mundo que seja
menos miserável.

A voz que, aqui,
ali ou acolá,
de quando em vez
se levanta e quebra
a monotonia
grave do silêncio,
logo se esmaece
no deserto imenso.

E só ardentes preces,
ditas em segredo,
dia e noite sobem,
sobem para um céu
mais longe que perto.



***



DIANTE DA PORTA DA VIDA MORTA

Diante da porta
da vida morta,
devo sorrir
ou devo chorar?

Há deste lado
belas estrelas
que um dia talvez
possa alcançar.
Belas estrelas,
mas que me assombram
e fazem mal
ao meu olhar.
Por trás da porta
da vida morta,
em meio a um branco
transcendental,
o que haverá?
o que haverá?

Belas estrelas
dos meus assombros,
por gentileza
dizei-me vós:
diante da porta
da vida morta
devo sorrir
ou devo chorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário