terça-feira, 29 de novembro de 2011

RUBENS JARDIM (1946)

Rubéns Jardim é autor de três livros de poemas: Ultimatum (1966), Espelho Riscado (1978) e Cantares da Paixão(2008). Teve trabalhos publicados em diversas antologias: Poesia del Brasile D'Oggi (1969, Itália), Antologia Poética da Geração 60 (2000,SP), Letras de Babel (2001, Uruguai), Paixão por São Paulo (2004), Rayo de Esperanza (2004, Espanha). Participou da Catequese Poética, movimento que levou a poesia e os poetas para as ruas e as praças, nos anos 60. Promoveu e organizou o ANO JORGE DE LIMA, em 1973. Na 1ª Bienal Internacional de Poesia, em 2008, fez leitura de poemas, lançou livro e teve um poema visual exposto no Museu Nacional da República. Publica poemas em diversos espaços da internet como Zunái, Overmundo, Beco dos Poetas, Mural dos Escritores, Vidráguas, revista Zap, Cronópios, Eutomia, Portal Literal, Poetas del Mundo,etc. Mantém um site: www.rubensjardim.com





FRAGMENTOS


Minha alma é pequena
e minha memória menor ainda.
Não fosse isso estaria mais perto
daquilo que me corrói:
o leite derramado.


II
Não vou me encontrar
se não encontrar em outra parte
A parte de mim que não responde:
Grito soterrado.


III
Já tentei acertar contas
com Deus e o Diabo
E as terras do sol.
Mas minha dívida
é comigo mesmo.


IV
Julgador e julgado
Réu e juiz
Não há farsa
nessa trama
Mas haverá proclamas?


***


O POEMA DO AVESSO

O que há em mim
é a lenta preparação
do que há em ti
sombra segada
sangrada
e sagrada
até nos olhos dos meninos
que nasceram sem olhos

vidência única
(vide o verso)

visão múltipla
(vede o anverso)

e tudo que está
do outro lado
do espelho.

***



LIÇÃO

A dura lição
de quem vende
algodão doce
é que a vida é
amarga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário