quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ÉRICO NOGUEIRA (1979- )

Érico Nogueira nasceu em Bragança Paulista em 1979. Poeta e estudioso da Antigüidade greco-latina, ganhou o “Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura” de 2008 com O Livro de Scardanelli e é, também, autor de Dois, com o qual foi um dos finalistas do prêmio Jabuti de 2011. sua primeira coletânea de poemas. Atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como tradutor e professor de línguas e literaturas clássicas e escreve para a revista Dicta&Contradicta.

 

 

 

 

ALTIVEZ

Há quem escolha a vida, e de que morte
a vida morra, e onde e quando quase;
há quem não tenha boa nem má fase
porque não liga: aceita a sua sorte.

Se a luz arder ou não arder, é tudo igual;
circula o sangue, se oxigena o cérebro,
e a mão escreve o que hão de comentar no féretro,
quer faça chuva então, ou faça sol.

O que se foi, se foi – o sol luzido
e o vento e o raio e o tronco ao meio dividido;
a vida é um quase nada, é quase um sopro: é barro
que, modelado ou não, é sujo e caro.


*** 

AS PÊRAS DE DIANA

As pêras que colhi
da vaguidão de insossos minerais,
pensei mas não comi;
então não pude mais
que olhá-las e pensar comê-las mais.

As coloquei num cesto
para que mão alguma as machucasse;
e me era indigesto
notar, se examinasse,
que tinham marcas como se apanhassem.

À noite, famulento,
tomei e simplesmente as pus na boca;
que grande o meu contento
mesmo onde a carne é pouca;
pensar e não comer, que idéia louca.


***

 

IN DÜRFTIGER ZEIT

Havia um tempo em que eu andava triste,
como lagarto em rocha estatelado:
trazia mais que o mundo sobre o rabo,
o que existe, e o que não existe.
Fui passear, a ver se me esquecia
do que pesava assim sobre meus “ombros”;
ora na merda, ora nos escombros,
fuçava tudo e nada recolhia.
“Outro soneto, então, meu caro Érico?
você só presta par tais bobagens?”
- me disse alguém (se gente) em tom pilhérico,
que vinha com meu rosto nas miragens.
A disciplina do deserto é esta:
não dá de graça, e o que te der não presta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário